Com Josafá, um grande servo de Deus não foi diferente : " Eis que ( nossos inimigos) nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da herança que nos fizeste herdar. Ah! Senhor nosso !, porventura não os julgaras? Porque em nós não há força perante essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. E todo Juda estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres e seus filhos." ( II Cr 20: 11 a 13 ).
Todos os desafios que enfrentamos, todas as lutas, tribulações e perseguições do inimigo tem como objetivo "nos lançar fora da nossa herança ". O inimigo quer roubar tudo que Deus tem nos prometido, toda nossa herança espiritual e física, todas as promessas de Deus na nossa vida ! E muitas vezes essas lutas e desafios se materializam em forma de enfermidades, perdas, depressão, problemas financeiros, divisão no casamento, desestrutura familiar, divórcio, medo e etc....
Mas o nosso Deus é Deus de vitória e escapes, Ele sempre tem a solução para nos dar e muitas vezes permite os desafios para que cresçamos espitualmente. Com Josafá podemos aprender que:
- Nesses momentos temos que Depender da Providência e Força de Deus. Foi assim que Josafá fez, ele declarou sua dependencia da providência divina colocando e apresentando a causa a Ele, clamando para que Deus Julgasse a causa. Nas horas de fraquezas humanas entra a força e o poder de Deus e muda nossa história...Leia II Co 12: 9 e 10.
- Temos confiança que quando não sabemos o que fazer nas batalhas, Deus nos dá estratégias, mostra o caminho e nos da armas espirituais para lutar. Leia Is 30: 20 e 21. Para Josafá o Senho disse que eles não teriam que pelejar, que a batalha era do Senhor, Ele estava a frente, para confundir os inimigos, que não precisavam temer nem assustar...( II Cr 20:17) e conosco Ele também falara e direcionara...Confiemos!!!
- Nossos olhos tem que estar postos no Senhor! E isso indica total confiança e certeza que Deus peleja por nós, pois..." Ainda que um exército me cercasse, meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim Nele Confiaria!!!
( Essa mensagem foi pregada no Culto da Familia do dia 22 de Março de 2012!) Toda honra a Ti! Senhor!!